segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Da Série Educadores: Saviani

Tenho duas datas de nascimento: uma real e outra oficial. De fato, nasci em 25 de dezembro de 1943 em Santo Antonio de Posse, então comarca de Mogi Mirim, no interior do Estado de São Paulo. Fui, porém, registrado no dia 03 de fevereiro de 1944. Essa era uma situação relativamente comum à época no meio rural. Como nasci em uma fazenda e meu pai demorou a ir à sede da comarca, para se livrar da multa decorrente do não registro no prazo determinado por lei, ele fez constar como data de nascimento o dia em que foi lavrado o registro em Cartório. Filhos de imigrantes italianos que trabalhavam como lavradores nas fazendas de café, meus pais jamais freqüentaram os bancos escolares, embora tenham conseguido se alfabetizar. Meu pai se alfabetizou com ajuda de meu avô, meio em italiano, meio em português, auxiliando, depois, a alfabetização de minha mãe. Tendo adquirido um raro gosto pela leitura, meu pai lia tudo o que lhe caía diante dos olhos: jornais, rótulos, fascículos, romances de folhetim. Com isso atingiu um bom domínio do alfabeto, o que lhe permitiu alfabetizar outras pessoas.

                                                                                  
 

Fonte: Personal Home Page




Nenhum comentário:

Postar um comentário