sexta-feira, 4 de maio de 2012

O negro é culpado????

A ideologia de que o negro é ele tão somente autor de sua própria desgraça é uma visão oriunda do próprio colonialismo com o intuito de homologar e por sua vez, legitimar o seu racismo, sua opressão e crueldade com o povo negro. Um povo que escraviza outro povo tem que implantar em sua sociedade motivos ideológicos que venham a amenizar seu peso na consciência e lhe fornecer uma falsa sensação de ética-moral.
            Pensadores ideológicos como Marx, já nos relata em seu trabalho sobre a temática que toda ideologia oriunda do Estado é uma forma de dominação, um método de opressão velada, que tão somente visa à manutenção do status quo. Cabe ao negro desconstruir tudo isso com a valorização de sua cultura, tendo a educação como vetor dessa transformação, podendo assim estar esclarecido de seus direitos e deveres.
            Segundo Foucault (1979), toda relação ou convivência social é uma relação de poder. Essa cultura “respinga” nos próprios negros e mulatos que em pesquisas não se declaram negros, eles são assimilados pela cultura da desinformação, mulato você é sim um “negro-massa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário