sábado, 19 de maio de 2012

Dia dos Museus

Dia Mundial dos Museus tem programação especial
Ultima Atualização: 18/05/2012 às 12:15:16
Para comemorar o 18 de maio, dia Mundial dos Museus, uma vasta programação prossegue até o dia 20 nos museus, memoriais e galerias do estado. A ação, nacional, é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), sob o tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”.
Na Bahia, 37 espaços promovem eventos que valorizam a pluralidade cultural, conectando o tradicional e o contemporâneo, mobilizados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, articuladora estadual da Semana de Museus.
Nesta sexta, 18 de maio, a Mesa Redonda “Museus, Cidades e Memórias” marca a passagem do Dia Internacional dos Museus, às 17h30, no Palácio da Aclamação, como parte do Fórum de Pensamento Crítico, ação promovida pela Secretaria de Cultura do Estado em parceria com a Secretaria de Planejamento. Participam do evento o professor emérito da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP, Ulpiano Bezerra de Meneses, o professor doutor da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Eugênio Lins, e o professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, o museólogo Mário Chagas.
Após as palestras, o debate é aberto ao público.Exposições também serão inauguradas durante a Semana de Museus. Estranhamente Possível e Remue-Ménage levam ao Museu de Arte Moderna da Bahia obras dos videoartistas Maurício Dias e Walter Riedweg, dupla reconhecida internacionalmente, e um projeto transcultural e interativo da associação suíça Charlatan a partir de 18 de maio, às 19h.
O Museu Udo Knoff apresenta, entre 15 e 20 de maio, a mostra Parabéns Irará, com obras de ceramistas e artesãos do município. No mesmo período, as pessoas que transitam pelo Terminal Rodoviário de Salvador poderão conhecer a exposição Museus da Bahia: Identidade e Territórios, que evoca o patrimônio integral de 25 territórios de identidade baianos, através de mapas, fotografias e dados estatísticos.
O público tem ainda a sua disposição variadas tipologias de acervo e mostras com diversos estilos artísticos. O imaginário do rei - visões do universo de Luiz Gonzaga e Auguste Rodin – Homem e Gênio estão em cartaz no Palacete das Artes Rodin Bahia.
A Arte de ser diferente está aberta a visitação no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica. A sala de exposições do Setor Educativo do Museu de Arte da Bahia expõe a mostra Cores e Sabores. E o Memorial dos Governadores, no Palácio Rio Branco, apresenta a exposição Antônio Balbino: Ideias e Realizações.
Para consolidar os museus como espaços que aliam à preservação do patrimônio o estímulo à criatividade e ao aprendizado, uma extensa programação educativa, voltada para públicos de todas as idades, movimenta os espaços museais durante estes sete dias. São visitas mediadas, palestras, debates, lançamentos de livros, exibições de filmes, narração de histórias, apresentações musicais, além de oficinas que contemplam diversas linguagens artísticas: dança, música, pintura, escultura, fotografia, modelagem em argila e construção de instrumentos musicais. A programação completa está disponível no blog http://www.dimusbahia.wordpress.com/.
A Semana Nacional de Museus é realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) desde 2003, ano em que foi instituída uma política nacional para o setor. A primeira edição contou com a participação de 57 museus, os quais realizaram cerca de 270 eventos em 36 cidades brasileiras.
As nove edições da Semana de Museus totalizam mais de 4.000 participações e aproximadamente 12.300 eventos realizados em 600 municípios espalhados pelo território nacional. Em 2012, 1.114 museus e organizações culturais de 513 cidades brasileiras promoverão 3.420 atividades em torno do tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).
Fonte: Ipac

Nenhum comentário:

Postar um comentário