quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher!!!


Mulheres Maravilhosas!!!!


Rousseau, sagrado filósofo humanista suíço, escreveu: “As mulheres constituem a metade mais bela do mundo.” Além dele, vários pensadores, poetas, compositores e reles mortais entoaram versos sobre a mulher.
Mas, meu intuito, hoje, é dedicar um espaço poético à mulher: de mulher pra mulher, feito por e para mulher. Selecionei, então, algumas escritoras e poetisas, tanto brasileiras quanto de outras partes desse mundão de meu Deus. E começo com ela, minha preferida:
“Inútil querer me classificar,eu simplesmente escapulo não deixando. Gênero não me pega mais.” CLARICE LISPECTOR

“Tenho cérebro masculino, como lhe disse, mas isso não interfere na minha sexualidade, que é bem ortodoxa. Já o coração sempre foi gelatinoso, me deixa com as pernas frouxas diante de qualquer um que me convide para um chope. Faz eu dizer tudo ao contrário do que penso: nessas horas não sei onde foram para minhas ideias viris. Afino a voz, uso cinta-liga, faço strip-tease. Basta me segurar pela nuca e eu derreto, viro pão com manteiga, sirva-se.” MARTHA MEDEIROS







“Ao teu lado me estendo imensa. De púrpura. De prata. De delicadeza.” HILDA HILST
“Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, acredito em parto sem dor.
Mas, o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
(dor não é amargura).
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida, é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.”
 ADÉLIA PRADO
“Apesar das diferenças dos sexos, eles se misturam. Em todo ser humano uma vacilação de um sexo para outro tem lugar, e com frequência é somente as roupas que mantêm o macho ou fêmea semelhantes, enquanto por debaixo o sexo é muito oposto do que está por cima.” VIRGINIA WOOLF
“Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.” CECÍLIA MEIRELES

“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.” CORA CORALINA
“A vida é sempre a mesma para todos: rede de ilusões e desenganos. O quadro é único, a moldura é que é diferente.” FLORBELA ESPANCA

 

 

“Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância.” SIMONE DE BEAUVOIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário